×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Ampliar a conexão com a comunidade é o desafio da 142ª Festa de Santo Antônio

Lema deste ano será "Com Santo Antônio: ide e anunciai". Ação entre amigos deste ano irá sortear 2 automóveis e mais três bons prêmios aos participantes.

20/02/2020 02:23

Conectar a comunidade por meio da palavra do evangelho, unindo os bento-gonçalvenses em uma rede de espiritualidade, inspirada nos valores antonianos, é o grande propósito da 142ª Festa de Santo Antônio. Guiada pelo lema ‘Com Santo Antônio: ide e anunciai’, a edição de 2020 do mais tradicional evento cultural, religioso e social de Bento Gonçalves vem carregada de significados. “O tema é bíblico, extraído do Evangelho de Mc 16,15, contemplando as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2019-2023 que apresenta a comunidade com a imagem da “casa”, sustentada por quatro pilares: Palavra (Bíblia); Pão (Liturgia e Espiritualidade); Caridade (Serviço à vida plena) e Ação Missionária (Estado permanente de missão). Queremos nos tornar mais unidos, de tal maneira que sintamos a vida um pouco mais humana”, explica o padre Ricardo Fontana, pároco da Paróquia Santo Antônio.

Tal simbologia aparece representada nos elementos da campanha de divulgação da festividade. O cartaz da 142ª edição traz três elementos em evidência: Santo Antônio, padroeiro do município; a Bíblia, representando a palavra do evangelho que deve ser anunciada; e o mapa-múndi, colocando o globo como espaço aberto para a vivência do Evangelho, com pontos conectando cada um dos cinco continentes. “Da cidade de Bento Gonçalves para o mundo, essa é nossa meta de evangelização, pois a Igreja existe a fim de evangelizar todos os povos”, complementa o padre.

Esse desafio toma forma durante uma consistente agenda de atividades sociais e religiosas que iniciam já no mês de março. A programação da Festa de Santo Antônio tem cinco eventos sociais:  Entrega do troféu Tonito e lançamento oficial da festa (13 de março); Chá das Zeladoras de Capelinhas (19 de abril); Bingo de Santo Antônio (08 de maio); Jantar do Codeguim (29 de maio) e Almoço Festivo, dia 13 de junho, culminando a agenda. Os eventos sociais devem mobilizar a participação de mais de 5 mil pessoas.

Já as atividades religiosas têm como destaque as cerca de 35 visitas que o padroeiro realiza às comunidades, paróquias da região de pastoral e entidades, nos meses que antecedem a festa sempre acompanhados pelos casais festeiros e os festeiros jovens. Também há a Missa com Benção da Saúde (24 de maio) e a Trezena de Santo Antônio (de 31 de maio a 12 de junho), que recebe em média, cerca de 600 pessoas em cada celebração. O ápice das comemorações é o Dia Festivo de Santo Antônio. No tradicional 13 de junho, a programação começa às 6h, com a Alvorada Festiva e segue às 7h, 8h30 e 10h com missa no Santuário. No horário das 15, ocorre a Missa Campal e Procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais da cidade. O encerramento é às 18h, com a Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2021 no Santuário.


Destaques da 142ª edição

No dia em que Bento Gonçalves pára em reverência a seu santo padroeiro, uma celebração de grandes proporções deve tomar conta da cidade. A 142ª edição da Festa de Santo Antônio deve congregar cerca de 20 mil pessoas durante todo o dia votivo. “Esse é um evento cultural, social e religioso, mas sobretudo é a experiencia de anunciar a palavra de Deus com o exemplo de Santo Antônio. Estamos trabalhando na organização de um Dia Votivo especial, que permita à comunidade experimentar um dia de espiritualidade, garantindo as condições de infraestrutura necessárias para que todos sejam acolhidos com conforto e comodidade durante todas as etapas da programação”, diz o padre Luís Carlos Conci. Para o almoço, o desafio é receber bem o grande número de devotos que prestigiam a festa, oferecendo-lhes o tradicional cardápio e, principalmente, proporcionando um momento de vivência comunitária, de integração entre amigos, em um momento de partilha de experiência, estando todos reunidos para celebrar e homenagear o padroeiro Santo Antônio.

Todo o trabalho de organização da 142ª Festa de Santo Antônio, é feito por voluntários, que optam por dedicar seu tempo e sua energia a essa causa comunitária. Cerca de mil pessoas trabalham na organização dos eventos sociais e religiosos. Os casais festeiros deste ano são Andrey Arcari e Monaliza F. Salvador Arcari; Celso Centenaro e Simone Dall’Osbel Centenaro; César Anderle e Simone Ribeiro Anderle; Euclides Penso e Stela Penso; Leandro Moro e Carla Zortea e Valdir Piva e Liane Rostirola Piva. Os Festeiros Jovens são Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa; Herson Baldissera e Denise Baldissera; Maicon Raffainer e Luana Maria Formentini Petroli.


Novidades na comunicação

A 142ª Festa de Santo Antônio contará com dois importantes reforços na comunicação e divulgação. O primeiro deles é o novo site da Paróquia Santo Antônio, que entra no ar nos próximos dias com visual mais moderno, conteúdos atualizados e um serviço inédito: a possibilidade de os fiéis assistirem de forma online às missas e celebrações realizadas no Santuário. Outra novidade é a produção de um audiovisual temático da Festa, que em breve será lançado para compartilhamento nos canais digitais de comunicação e redes sociais.

Fazendo mais pela comunidade

A Festa de Santo Antônio é um momento marcante e expressivo para a comunidade de Bento Gonçalves, sendo um dos mais tradicionais eventos do município, ocorrendo há 142 anos. O dia Festivo e a programação – tanto a social quanto a religiosa – que antecedem o Dia de Santo Antônio convidam as pessoas a vivenciar a religiosidade e resgatam, também, o espírito comunitário, integrando as pessoas através da devoção. Outro ponto importante é que a realização da Festa e da Ação entre Amigos permite à Paróquia angariar fundos que se transformam em diversas ações sociais em prol da comunidade.

Os valores arrecadados são revertidos em obras para a Paróquia e para as comunidades – entre as mais recentes realizações concretizadas graças a essas contribuições destacam-se obras como o Recanto de Santo Antônio; Nova Casa Paroquial; Nova Secretaria; Nova Praça Paroquial; Novo sistema de som e reforma total dos sinos e sua automação. A ‘Ação entre Amigos’ tem o objetivo de ajudar na construção das novas igrejas das comunidades em nossos bairros. Nos últimos 5 anos foram construídas as 4 igrejas: Santa Paulina, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Caravaggio, Nossa Senhora Medianeira. Com isso, a paroquia tem o compromisso de realizar a obra evangelizadora.

Neste ano, a ‘Ação Entre Amigos’ sorteia dois automóveis 0 km (um Volkswagen Novo Gol Branco e um Fiat Mobi Vermelho), além de prêmios como um sofá eletrônico (Omega Virato); um conjunto de colchão terapêutico e box padrão (Sonomais) e uma viagem para duas pessoas com destino ao santuário Nossa Senhora Aparecida, com uma cozinha (Multimóveis). O valor de cada cautela é de R$ 10,00, e o sorteio será no dia 29 de agosto.


Fotos: NB Notícias - Fonte: Exata Comunicação