×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Rio Grande do Sul lamenta a morte do ex-deputado federal Ibsen Pinheiro

Jornalista e ex-dirigente do Internacional de 84 anos foi fazer uma aplicação na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite desta sexta-feira, 24

25/01/2020 08:46

O Rio Grande do Sul perdeu na noite desta sexta-feira, 24, mais uma de suas lideranças políticas. O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro morreu aos 84 anos. Ele realizava um tratamento de saúde no hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, quando teve uma parada cardiorrespiratória. Ibsen morreu por volta das 21h. De acordo com a assessoria do MDB do Rio Grande do Sul, o velório do ex-deputado ocorrerá das 9h às 16h deste sábado, 25 na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A notícia foi confirmada pela nora de Ibsen, Cassia Zanon. Segundo ela, o político foi ao hospital  nesta sexta para uma aplicação. Ele passou mal e não resistiu. Ibsen morava no bairro Petrópolis, na Capital. "Almoçamos ontem, ele estava animado porque se sentia melhor. A sensação que fica é de que parecia que ele estava se despedindo da gente",conta Cassia. "Não é algo que a gente esperava, porque, apesar da idade, a cabeça dele estava como todos sempre conhecemos, lúcida, bem-humorada", resumiu.

O MDB do Rio Grande do Sul emitiu uma nota de falecimento no final da noite desta sexta. "A perda desse grande companheiro – uma das mentes mais brilhantes da política brasileira – deixa um vazio no coração do MDB de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil", afirmou o partido.

A esposa dele, a jornalista Laila Pinheiro, morreu em 2013. Além da nora, Ibsen deixa um filho e uma neta. Nascido em São Borja, em 5 de julho de 1935, Ibsen foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1991 e 1993. Em 1992, comandou a sessão que levou ao impeachment de Fernando Collor. Foi também presidente do PMDB do Estado, deputado estadual e vereador. Ficou conhecido ainda pela sua atuação como jornalista, procurador de justiça, promotor, advogado e ex-dirigente do Sport Club Internacional.


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação