×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaBairrosCulturaVídeosEmpresas e Entidades

Talentos da escola pública: ensino e comunidade em plena sintonia de crescimento

Segunda reportagem especial da série “Talentos da Escola Pública” vai falar sobre o trabalho desempenhado pela Escola Municipal Tancredo Neves, localizada no bairro São João.

24/09/2019 11:07

Bento Gonçalves é um município que pode ser considerado referência em muitas áreas. Além da indústria, comércio e serviços, a cidade vem se desenvolvendo cada vez mais em um setor muito importante para o futuro do município: a educação de qualidade. Por isso, o Notícias de Bento preparou uma série de reportagens para destacar os talentos da escola pública, trazendo conteúdos especiais e mostrando como as escolas públicas da cidade estão fazendo a diferença na vida alunos, professores e direção. A segunda reportagem da série vai abordar o crescimento da escola Tancredo Neves, em paralelo ao bairro São João, onde está localizada. 

Confira aqui a primeira reportagem da série: NB inicia série de reportagens destacando os talentos da escola pública - Escola Estadual Mestre Santa Bárbara

Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Tancredo  de Almeida Neves

O bairro São João teve um crescimento notório nos últimos anos, tanto industrial como populacional e, consequentemente, a demanda de melhorias infraestruturais também aumentou consideravelmente. O túnel previsto para ligar o bairro Maria Goretti e o São João é um dos reflexos da necessidade de infraestrutura para adequar-se ao aumento exponencial da população na região do bairro São João. No entanto, apesar das dificuldades, o ensino não ficou para trás. A escola Tancredo Neves  seguiu os “passos largos” do bairro e conseguiu, sobretudo, crescer e evoluir em paralelo à comunidade a sua volta. 

Ninguém possui as melhores credenciais e a autoridade para falar do exuberante crescimento da instituição de ensino Tancredo Neves, em paralelo ao bairro no qual se encontra, o São João, do que Nelita Zanovelo. A escola possui 37 anos de fundação, e a atual diretora, que se tornou praticamente um patrimônio da instituição, completou 30 anos exercendo diversas funções na escola, sendo 11 anos presente na direção. “Cresceu o bairro, cresceu a escola, mas o pedagógico também acompanhou o crescimento”, ressalta. 


A escola não só atende a demanda do bairro, que cresceu expressivamente, como recebe alunos de bairros vizinhos como Universitário, Eulália, Maria Goretti, Vale Aurora, Vale dos Vinhedos, entre outros. O crescimento da instituição não se reflete somente no aspecto físico da escola. “Nos últimos anos, a escola, em questão humana de alunos cresceu, até por que o bairro São João cresceu bastante. Estamos com 478 alunos, do jardim B até o 9º ano, com turnos de manhã e tarde”, explica a diretora. 

Concomitantemente ao crescimento do bairro, a escola Tancredo Neves conseguiu seguir “à risca” a demanda com melhorias na infraestrutura da instituição. Sobretudo, a comunidade também esteve presente na evolução da escola, com o auxílio e a participação dos pais e da população em geral. “Quando cheguei aqui, a escola era bem menor, eram poucas salas de aula. A escola Tancredo Neves foi privilegiada, eu acredito, pois sempre teve um público de professores muito bons. Nos dedicamos muito para fazer atividades como reciclagem do lixo, venda de vidro, papelão, fazer eventos para ajudar financeiramente a escola. E eu vejo que o pessoal do bairro é muito participativo. Houve um empenho muito grande de pessoas que integraram o Círculo de Pais e Mestres (CPM)”, afirma Nelita. 

Projetos de leitura e auxílio dos pais na saúde financeira da instituição

O principal projeto pedagógico proporcionado pela escola aos seus alunos é o “Por um mundo melhor”, que incentiva a prática da leitura em sala de aula, com atividades semanais exclusivas do projeto, que contempla desde o jardim B até o 9º ano. “Realizamos leituras semanais com os alunos. Temos um dia da semana, 30 minutos exclusivos para isso. As crianças podem vir de casa com o livro deles, ou eles pegam nas listas aqui da escola e, às vezes, o próprio professor já seleciona o material”, explica a diretora. 


Dentro da gestão da direção, porém pelo lado administrativo, o Círculo de Pais e Mestres (CPM) possui papel preponderante para a escola, uma vez que os pais contribuem espontaneamente com valores no ato da matrícula do seu filho. “Procuro sempre conversar com os pais, com o pessoal do CPM. Todos os meses têm uma reunião com eles, com a participação dos professores e com o Conselho Escolar. Os pais são bem participativos nesta questão de colaborar com as necessidades da escola. Temos uma clientela na escola que viemos trabalhando há muito tempo neste sentido, e os pais contribuem bastante com isso. Temos em torno de 70% dos pais que pagam o total do valor no ato da matrícula, de forma totalmente espontânea”, ressalta.

 Infraestrutura para o melhor acolhimento dos alunos

O ambiente aconchegante e a infraestrutura praticamente completa da escola auxiliam na motivação para o estudo. Além do ginásio, do amplo espaço de lazer, do refeitório e das salas de aula enfeitadas com o trabalho dos alunos pelas paredes, o que mais chama a atenção é em um espaço que localiza-se atrás das salas de aula. No local, encontram-se mesas, nas quais estão estampadas um tabuleiro de xadrez. Nos muros de pedra, notam-se palavras de importantes valores que são ensinados na escola, como respeito, gentileza, amizade, entre outros. 


A infraestrutura que a escola Tancredo Neves possui reflete a grande evolução e crescimento que a escola teve nos últimos anos. “Cada sala de aula tem sua tV, cada sala tem o seu ar-condicionado. Temos uma sala de informática com 25 computadores, uma biblioteca que tem uma estrutura muito boa, compramos muitos livros de literatura durante o ano para os alunos com sugestões dos alunos e dos professores”, cita a diretora. 

Orgulho em presenciar a evolução da escola

A escola construiu uma identidade significativamente acolhedora, não só para os alunos, como também para os profissionais de educação. Prova disso é o exemplo do professor Gilson Rafael Invernizzi, que foi aluno de Nelita e que hoje desempenha a função de professor na mesma escola que sua antiga professora. 


O orgulho de presenciar a evolução e o crescimento da escola em paralelo a comunidade a sua volta fazem com que, a cada dia, Nelita sinta ainda mais paixão e amor pelo trabalho que desempenha na escola. Meu orgulho é ver a escola como ela está hoje, pois quando entrei na direção, a escola era bem diferente. Não tinha quadra, não havia muitas salas, e a escola foi crescendo. Vejo assim que o orgulho é ouvir as pessoas lá fora falando que eles brigam para vir para cá, pois eles querem essa escola, eles gostam, nós ouvimos falar bem da escola na comunidade”, comenta.

Os 30 anos presentes na escola Tancredo Neves evidenciam, sobretudo, a paixão pela profissão, a qual é fundamental para a construção de uma sociedade digna e para a formação de cidadãos do bem. “Eu amo estar aqui, amo fazer esse trabalho, me sinto bem, gosto do que eu faço. Estamos aqui por uma eleição. Você tem a oportunidade de se candidatar ou não, é uma escolha. Se eu optar por estar ali, eu tenho que dar o melhor de mim, e é isso que eu procuro, fazer o melhor”, conclui Nelita. 

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento