×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

O poder de um perfume: o que uma fragrância pode causar ?

De desejo sexual ao completo relaxamento, os cheiros podem mudar a forma como nos sentimos.

05/02/2020 02:09

Quanto você passou de perfume hoje? Você tem um que é sua marca registrada ou ele muda de acordo com o seu humor? Estudos sugerem justamente o contrário a fragrância que você escolher pode influenciar e até mudar o seu estado de espírito. 

Esqueça a xícara de café forte ou um banho relaxante pesquisadores apontam que uma esguichada do perfume certo pode levantar o seu astral ou prover o relaxamento de forma mais efetiva. Will Andrews, cientista-chefe da Procter&Gamble (e a pessoa por trás de fragrâncias como Hugo Boss, Dolce&Gabbana e Gucci), explica que os aromas provocam muitas emoções. O bulbo olfatório, no alto do nariz,  é a primeira parte do corpo a detectar um cheiro, e se liga diretamente como sistema límbico, a parte do cérebro associada às emoções, o comportamento e a motivação.

Naturalmente aprendemos a responder a certas essências para construir uma "biblioteca pessoal", que impulsiona memórias. Se você pedir a um grupo de mulheres para cheirarem um pós-barba, as reações serão diferentes, dependendo se a primeira vez que sentiram este cheiro foi no pai, no namorado ou no chefe.

Veja algumas explicações sobre por que as essências podem alterar o humor. Confira.

Conforto: baunilha

Não só cheira bem o suficiente para se comer, mas também é associada às recompensas e prazeres da infância sorvete, biscoito e bolos. Alguns estudos também apontam que o cheiro está próximo ao aroma do leite materno. Sendo assim, o cheiro tem efeito relaxante.

Sedução: flores brancas

As flores brancas contém moléculas chamadas índoles, também encontradas no ferormônio animal. Então, enquanto o seu lado racional cheira flores, a parte primitiva do cérebro reconhece a essência como um marcador de atração, associando com o desejo sexual e com a atividade.

Levanta astral: cítrico

O império britânico absorveu a tradição indiana de lavar as mãos com limão. associando a essência cítrica ao frescor e bem estar.

Tranquilizante: lavanda ou rosa

A lavanda contém linalol, conhecida por ser relaxante. A essência de rosas também já mostrou efeito relaxante no sistema nervoso, que regula a resposta do organismo diminuindo a taxa de respiração e pressão arterial.

Energizante: alecrim ou hortelã

O alecrim contém timol, um estimulante. E o hortelã já se mostrou um aliado da performance física.

Escolher uma fragrância um perfume nem sempre é fácil, pode ser uma tarefa difícil que exige um pouco de dedicação, concentração e paciência... Você sempre saberá o que melhor combina e te fará bem! 

<p>Especialistas em perfumes explicam que os cheiros podem incitar diversos tipos de sensações</p>

Fotos: Divilgação - Fonte: Divulgação